Problemas Existenciais Socialmente Produzidos


Problemas Existenciais Socialmente Produzidos
Arte conceitual produzida pelo desenhista Tauan.

Cria do Circuito Carioca de Ritmo e Poesias (C.C.R.P), J.Chou é um daqueles rappers líricos que tem uma enorme capacidade de criação na escrita, tanto nas abordagens dos temas quanto na técnica de encaixar suas rimas. Consegue ao mesmo tempo citar uma profunda filosofia de vida ao cotidiano carioca de forma complexa e simples.  Faz parte do grupo 22B e do Coletivo Homens de Neanderground. Em um período de criações experimentais, junto com o produtor Gabriel Mathias, dono do estúdio Sobradinho, lançou recentemente a EP Problemas Existenciais Socialmente Produzidos (PESP).

Em uma conversa com o artista, ele pôde explicar o conceito e também como foi todo processo criativo da obra:

J.Chou: Esse trampo foi idealizado pra ser uma consolidação da arte dos encontros, por que digo isso, os sons foram escritos na hora. Chegávamos no estúdio dos amigos que fizeram os beats e rabiscávamos as letras, acho que cheguei até a comentar contigo. A ideia era captar aquele momento do encontro inicial e dar vazão a energia criativa daquela ocasião, nesse primeiro momento já fazíamos uma guia. Depois se fosse o caso íamos lapidando, fazendo os retoques finais e acabamentos. Além dessa perspectiva, tinha também o intuito de fazer o exercício criativo de produzir alguma coisa na pressão e calor do momento. As temáticas foram totalmente aleatórias, foi um processo bem livre de orientação prévia, a coesão e coerência final da obra, foi toda composta na fase de acabamento da obra. Mas podemos dizer que os temas são complementares, afinal eles foram surgindo de acordo com os questionamentos que estávamos tendo à época, período de campanha e eleições presidenciais. Sendo assim, pontos individuais de quem compôs e ao mesmo tempo generalizações. Dentre esses a flexibilização trabalhista e das leis, os pesos e contrapesos da sociedade democrática, a banalização da violência e o descarte dos corpos humanos, soberania nacional e as noções de desenvolvimento baseadas no mercado livre, o absolutismo da cultura materialista e a unanimidade dos imperativos da sociedade de consumo global; e outras facetas da sociedade de redes 24 hs conectadas em que vivemos.  


Problemas Existenciais Socialmente Produzidos
                                                 
Contei ainda com a sorte de ter autorização oficial, gentilmente concedida pela Fundação José Saramago, para reprodução do discurso de Jose Saramago sobre a democracia no prêmio Nobel de literatura de 2013. A princípio foi um problema gerado que atrasou o lançamento que tinha previsto, mas acabou sendo uma legitimidade a mais.
O nome que do titulo é pra deixar a mensagem de que não existe essa ideia de destino para os problemas que vivemos hoje. Essa falsa ideia de destino que estamos fadados, todos somos produtos do meio social e o meio social é produto de ações de indivíduos históricos em situações de poder
Classes dominantes que desde a igreja da idade média e antes, vendem essa ideia de impotência de seres destinados, uns mal afortunados e outros escolhidos. Mas tudo não passa de manutenção de poder.

Os instrumentais foram todos feito por Gabriel Mathias, produtor do Estúdio Sobradinho. A obra ainda conta com participações dos rappers Moedão GreenBoy e OMA Caco. Ouça o trabalho na integra:

                 

Siga no instagram: @estudiosobradinho @hdn

#RAPRJ
#HDN
#ESTUDIOSOBRADINHO


Comentários

Postagens mais visitadas